Novembro… E o que significa Novembro? Exatamente, Novembro significa listas. As campanhas são os melhores dias do ano, a escola ganha outra vida, tens música e muitas outras atividades onde te podes divertir e esquecer-te por dois dias que a escola é um local aborrecido.
As campanhas vão decorrer nos dias 10 e 11 de novembro e a decisão final será no dia 13 de novembro. É importante que decidas qual a lista que te representa e, acima de tudo, que votes. Ao votares estás a pensar num futuro melhor para a escola e estás a “investir” nas ideias de alguém como as melhores para a escola.
Hum… Depois disto tudo aposto que estás a pensar: Então, mas quais são as listas candidatas e o que pensam fazer? Ora bem, como jornal da escola temos o dever de te informar dessas coisas e é mesmo isso que vamos fazer. Entrevistamos os presidentes de cada uma das listas e cá estão as entrevistas para que as possas ler.


Catarina Salvador Presidente da Lista I

Catarina Salvador
Presidente da Lista I

LOL – Quem são os membros da lista?
Catarina Salvador – Na direção temos: como presidente eu, Catarina Salvador, como vice-presidente a Cátia Pacheco, como tesoureiro o Domas Verpetinskis e como secretário o Emanuel Lopes. Na mesa da assembleia geral a presidente é a Andreia Soares, os secretários são a Rafaela Paulino e o Miguel Rocha. No conselho fiscal a presidente é a Marisa Pereira, a relatora a Maria Franco e a secretária a Beatriz Raposo. Temos depois os nossos departamentos, mas estes são os cargos mais importantes.

LOL – Qual a filosofia que a lista segue?
CS – A nossa principal preocupação é o bem estar geral dos alunos na escola e a dinamização do espaço escolar. Acreditamos que para sermos uns bons representantes dos alunos temos de os ter como primeira preocupação em todos os assuntos e ocasiões.

LOL – Quais os aspetos que pretendem melhorar na escola?
CS – Pretendemos fazer da escola um espaço mais apelativo para os alunos, e para o conseguirmos vamos tentar trazer de volta certas coisas que nos foram retiradas ao longo dos anos. Vamos, acima de tudo tentar revitalizar o espaço escolar.

LOL – Quais os eventos que tencionam realizar para dinamizar a escola?
CS – Para além dos habituais eventos anuais como o Miss e Mister, os Novos Talentos, o Baile de Finalistas, Viagem de Finalistas, etc, temos mais alguns projectos novos programados mas esses só vão ser divulgados na campanha, por isso se quiserem saber quais as nossas propostas fiquem atentos.

LOL – Como pretendem angariar dinheiro para tal?
CS – Ao longo do ano através de pequenos eventos, festas, venda de bolos na escola, o habitual.

LOL – Porquê que os alunos devem votar na lista?
CS – Queremos fazer os possíveis e os impossíveis para transformar um simples ano escolar num ano cheio de diversão e coisas novas, sem perder a seriedade. Vamos lutar por isso até ao fim, até alcançarmos os nossos objetivos. Não fazemos promessas porque promessas não devem de ser feitas, mostramos-vos apenas como somos, o que defendemos e o que queremos ver ser feito na nossa escola, mas para isso tudo acontecer têm de nos dar um voto de confiança e votar em nós, e nós pomos tudo em prática.

LOL – Que mensagem deixam aos alunos?
CS – Acho que acima de tudo, o que queremos transmitir aos alunos é que devem de ver bem as vossas opções antes de tomarem uma decisão. Votem com consciência e em quem acham ser mais apto para representar-vos a vocês e à nossa escola. Se confiarem em nós, vamos tentar proporcionar-vos um excelente ano escolar, sempre com as vossas preocupações e sugestões em mente.


Duarte Nery Presidente da Lista S

Duarte Nery
Presidente da Lista S

LOL – Quem são os membros da lista?
Duarte Nery – Na direção, o presidente sou eu, a vice-presidente, Madalena Nunes, a secretária, Mariana Simão e a tesoureira, Adriana Branco. Na mesa da Assembleia Geral, o presidente é o Miguel Jerónimo e as secretárias Mariana Ramos e Rafaela Rodeira. No Conselho Fiscal, a presidente é a Teresa Furtado, o secretário Gonçalo Canha e a relatora Catarina Furtado. Depois temos o departamento de Marketing cujo coordenador é o Henrique Domingues, o departamento de Desporto Escolar com a Luana Mendes, o departamento de Comunicação Social com o Edgar Bastos, o departamento de Organização de Eventos, com a Sara Neves, o departamento de Atendimento ao Aluno com a Aline Amorim e o departamento Cultural com Jaime Pires

LOL – Qual a filosofia que a lista segue?
DN – A nossa filosofia como lista candidata à Associação de Estudantes é recuperar o poder dos alunos na escola. Este que tem vindo a ser perdido. Queremos que finalmente esta associação permita que todos os alunos tenham uma voz. Que se sintam incluídos e representados. Integrados. Queremos ser uma lista de todos e para todos, de modo a que esta escola dê oportunidade aos alunos de serem ouvidos e respeitados.

LOL – Quais os aspetos que pretendem melhorar na escola?
DN – Pretendemos elevar a nossa escola. Os alunos são o nosso ponto de foco. Acreditamos que a escola precisa de ser um local onde se sintam confortáveis, como uma segunda casa. Para isso necessitamos de ter uma voz forte a representar os alunos.
LOL – Quais os eventos que tencionam realizar para dinamizar a escola?
DN – Para além dos eventos tradicionais, tais como o Concurso Miss e Mister, o Baile de Finalistas, a Viagem de Finalistas, os Novos Talentos e a Gala de Natal, queremos ressuscitar algumas tradições da nossa escola como o Acampamento da Teixeira e o Dia do Chapéu. Vamos também organizar eventos temáticos como um Baile de Máscaras e o Dia dos Namorados. Trazemos algumas coisas novas como a Rádio Escolar, a Semana do Talento, que será uma semana todos os períodos em que possamos mostrar os talentos que a nossa escola tem para oferecer e o Projeto Polaroid, que consistem em tirar fotografias Polaroid dos nossos alunos durante todos os eventos e vendê-las, as que não forem vendidas serão expostas no final do ano. Queremos organizar Palestas, Torneios Inter-turmas/escolas, um Torneio de League of Legends, a ida dos nossos alunos à Futurália, um Dia Semanal do Doce e Dia da Formatura.

LOL – Como pretendem angariar dinheiro para tal?
DN – Com o Dia Semanal do Doce e a venda de Polaroids a 1 euro, acreditamos que conseguimos. Para além disso, temos acordos com alguns patrocinadores que nos ajudarão ao longo do ano.

LOL – Porquê que os alunos devem votar na lista?
DN – Nós acreditamos que conseguimos mudar esta escola, pôr o bem-estar dos alunos à frente de qualquer outra coisa. Dar-lhes voz numa escola que também é deles.

LOL – Que mensagem deixam aos alunos?
DN – Não deixamos mensagem, ou pelo menos assim não o queremos. Pretendemos partilhar esta mensagem, torná-la de todos. Queremos e tentaremos ao máximo marcar a diferença nesta escola. Deixar um legado para que os futuros possam seguir. Ser um exemplo de dedicação e trabalho, para que o esforço mereça ser continuado. Não queremos deixar mensagem, queremos deixar legado. Motivação. E mais que tudo, Uma boa Associação de Estudantes.


Com a ajuda das campanhas e destas entrevistas, decide quem te representa melhor. Luta por uma escola melhor! Bora lá!

Post anterior

App portuguesa nos tops da Apple

Próximo post

Dias de Campanha Eleitoral 2015/2016

Madalena Tavares

Madalena Tavares

Editora-chefe da secção Escola

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *