O frigorífico. Aquele criação maravilhosa na qual podemos “despejar” quase tudo aquilo que compramos, e fica lá guardado sem se estragar. Mas há que pôr ênfase no “quase”, pois muitas vezes acabamos por achar que estamos a conservar alimentos mas na verdade estamos só a prejudicar a sua qualidade. Para evitar que os nossos leitores cometam este tipo de erros, deixo aqui 10 alimentos que nunca se deve de guardar no frigorífico.

  1. Manjericão – Apodrece mais rapidamente por culpa da humidade, e também absorve os cheiros da comida.
  2. Tomate – As baixas temperaturas do frigorífico tornam-no farinhento pois quebram as membranas no seu interior e provocam uma pausa no seu processo de amadurecimento (que lhe dá o seu sabor)
  3. Alperces, bananas, quivis, pêssegos, ameixas e manga – Seguindo a linha de ideias de que o tomate é um fruto, também estes são e a justificação mantém-se, acrescentando o facto de que as frutas conservam melhor os seus nutrientes fora do frigorífico.
  4. Melão, meloa e melancia – Perdem algumas das suas propriedades antioxidantes, mas à exceção de outros alimentos, devem ser guardados no frigorífico após a sua abertura.
  5. Cebolas – Ficam moles e ganham bolor por culpa da humidade do frigorífico. Não devem de ser conservadas perto de batatas pois acabam por estragar-se mutuamente.
  6. Batatas – O seu amido transforma-se em açúcar mais rapidamente devido às baixas temperaturas do frigorífico, tornando-as batatas doces.
  7. Alho – Se for conservado no frigorífico, ganha uma textura semelhante à de borracha e começa a grelar mais depressa.
  8. Café – À semelhança de muitos outros alimentos nesta lista, o café perde sabor e absorve alguns odores.
  9. Mel – É dos alimentos mais resistentes que existem, dura anos e anos, mais que nós próprios. Colocá-lo no frigorífico é inútil, aliás, pode até cristalizá-lo.
  10. Pão – No frigorífico, o pão seca muito rapidamente, mas se a intenção for preservá-lo durante longos períodos de tempo, o congelador é a solução. Senão, o melhor a fazer é guardá-lo numa caixa, no balcão da cozinha ou onde for mais conveniente.

 

Post anterior

Os 10 desportos mais completos e saudáveis

Próximo post

Google perde estatuto de melhor empresa

José Horta

José Horta

Editor-chefe da secção "Bora Sair?"

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *