O açúcar que consomes deve ser aquele que está naturalmente na fruta.

Comprar e consumir fruta na época certa permite desfrutar de todo o seu sabor ao melhor preço e, além disso, dá-nos os nutrientes que mais precisamos naquela fase do ano. Clica aqui para fazer descarregares o nosso calendário de produção nacional de fruta.

Segundo a OMS, devemos consumir por dia, no mínimo, 400 (quatrocentas) gramas de frutas e vegetais, equivalente a 5 (cinco) porções.

Vermelho

raspberry-427390

Os frutos/vegetais vermelhos contêm licopeno (substância carotenoide responsável por dar a cor a estes frutos) que previne o cancro e as doenças cardiovasculares. Contêm também as vitaminas A e C que reforçam as defesas do organismo e o potássio que favorece a memória e reduz o risco de infeções.

Verde

apple-1051018

Por sua vez, os frutos/vegetais verdes que contêm as vitaminas A, C e E combatem o envelhecimento das células, reduzem o risco de cancro e melhoram a circulação do sangue.

Verde escuro

pepper-695203

Já os frutos/vegetais verdes escuros que contêm cálcio previnem problemas musculares e a osteoporose.

Roxo

purple-875260

Os frutos/vegetais roxos contêm bioflavonoides (agentes antioxidantes) que combatem o envelhecimento celular, reduzem o risco de cancro, previnem doenças cardiovasculares e previnem problemas de visão e de memória.

Amarelo e Cor de Laranja

lemon-948354

Os frutos/vegetais amarelos e cor de laranja contêm betacaroteno (pigmento carotenoide antioxidante) que ajuda a prevenir problemas de visão, doenças cardiovasculares e a reduzir o risco de cancro. Contêm também vitamina C, responsável por reforçar as defesas do organismo e reduzir o risco de infeções.

Branco

aromatic-84691

Por último, os frutos/vegetais brancos que contêm polifenóis (substâncias antioxidantes) ajudam a prevenir o cancro e as doenças cardiovasculares. Contém também alicina (principio ativo) que reduz o colesterol e a pressão arterial.

 

 

Post anterior

Bebés nascidos no Verão são mais saudáveis

Próximo post

Os 10 desportos mais completos e saudáveis

Madalena Tavares

Madalena Tavares

Editora-chefe da secção Escola

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *