Postura é definida como uma posição ou atitude do corpo, uma maneira caraterística de uma pessoa sustentar o corpo, ou ainda o arranjo relativo das partes corporais para uma atividade específica.

A principal função da postura é ajudar-nos na realização das atividades diárias, nomeadamente as físicas, de modo a que seja gasta a menor quantidade de energia possível.

Saber distinguir uma postura corporal correta de uma incorreta pode fazer uma grande diferença na tua saúde.

A maioria das pessoas tem uma consciência corporal errada, pelo que é bastante importante tentar corrigir as posturas incorretas, para que se possa prevenir graves problemas de saúde que poderão aparecer no futuro.

As posturas incorretas contrariam o equilíbrio corporal e são uma das principais causas de doenças que afetam a coluna. São também uma das principais origens de incapacidade física em Portugal.

Mas, se ter uma postura correta é tão importante, então como sabemos se a nossa postura é correta ou incorreta?

A boa postura tem como objetivo o uso de uma quantia mínima de esforço, e leva à eficiência máxima do corpo. Numa postura correta, a coluna encontra-se com as suas curvaturas normais e os ossos dos membros inferiores estão em alinhamento com o resto do corpo. O tórax encontra-se numa posição que permite o melhor funcionamento dos órgãos respiratórios e a cabeça deve estar levantada e direita.

Se os segmentos corporais não estiverem bem alinhados, a postura adotada é errada. Num caso destes, há músculos que se encontram num estado pouco ativo e flácido e, para compensar, outros músculos contraem-se demasiado. Isto pode causar o desenvolvimento de assimetrias corporais, podendo estas levar a uma redução do fluxo sanguíneo e comprometer o funcionamento de certos órgãos.

As posturas incorretas provocam o mau alinhamento dos ossos, o que causa o aumento da tensão nos músculos e ligamentos, podendo causar fatiga e dor. Após vários anos de má postura, o mau hábito postural pode causar dores crónicas na coluna e afetar a função de alguns órgãos. Os desvios mais comuns da coluna são a escoliose, a lordose e a cifose.

O sedentarismo, o stress e certos trabalhos que obrigam as pessoas a passarem muito tempo em pé ou sentadas podem contribuir para uma postura incorreta.

Algumas dicas para manteres uma postura correta são: dormir de lado, que é a posição mais adequada, e usar uma almofada que mantenha a cabeça à altura do corpo; enquanto estás sentado, mantém as costas direitas, os ombros relaxados e os pés assentes no chão; ao carregar peso, como mochilas, por exemplo, evita tê-la num só ombro e tenta não carregar muito peso na mesma.

Também há certas atividades que podes praticar para melhorar a tua postura, tais como natação, pilates, remo e exercícios aeróbicos.

Claro que, se achares que tens algum problema grave que possa ser derivado da uma má postura, deves recorrer a um fisioterapeuta, que é o profissional que mais trabalha com os distúrbios posturais que afetam pessoas por todo o mundo.

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Mariana Monteiro

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