Todos nós havemos de sofrer perda auditiva, mais cedo ou mais tarde, visto que um dos fatores mais determinantes para este problema é a idade. Mas isso não quer dizer que seja essa a única causa da perda de audição.

Esta está também relacionada com diversos outros fatores, e a verdade é que pode ser prevenida, até certo ponto, ao deixarmos alguns hábitos.

Uma das coisas que grande parte dos jovens de hoje em dia gostam de fazer é ouvir música mas, se não tivermos algumas precauções, esta atividade, que até é bastante banal, pode ter consequências graves no que conta à nossa audição. Aliás, há casos de jovens que mostram ter maior perda de audição que algumas pessoas de idades mais avançadas.

Estudos mostram que o ouvido humano não deve ser exposto a sons superiores a 85 decibéis durante um longo período de tempo. Para que possas comparar, um telemóvel, com o volume no máximo, pode atingir os 105 decibéis. Por isso, da próxima vez que quiseres ouvir música no teu telemóvel, deves ter cuidado, especialmente se costumas usar auscultadores. E para piorar as coisas, quanto mais música ouvires, mais necessidade vais ter de aumentar o som, mesmo que não te apercebas disso. Mas não inventes desculpas, porque hoje em dia já há telemóveis que te indicam quando o volume está demasiado alto quando ouves música com auscultadores.

Mas porque é que isto causa perda de audição? A exposição a sons altos danifica as células nervosas da cóclea, que é o canal que leva os sinais sonoros para o cérebro, o que faz com que os sinais elétricos do som não sejam eficientemente transmitidos, levando à perda de audição.

Mas claro que a perda auditiva também tem outras causas, para além da idade e ruídos muito altos. A acumulação de cera nos ouvidos, infeções, tímpano perfurado, entre outros, também contribuem para este problema. A cera do ouvido pode bloquear o canal auditivo, impedindo a construção de ondas sonoras. O tímpano pode ser perfurado quando é exposto a explosões e barulhos altos repentinos.

Alguns sintomas da perda de audição são a dificuldade em ouvir e perceber o que as pessoas dizem durante uma conversa e precisar de aumentar o volume da televisão, rádio ou telemóvel.

Então como é que se pode prevenir a perda auditiva? No caso da audição de música muito alta com auscultadores, podes habituar os teus ouvidos a sons mais baixos, por isso podes ir reduzindo gradualmente o volume. Também devemos manter os nossos ouvidos limpos, mas sem excesso, pois a cera também tem uma função protetora. Claro que, quando a perda auditiva precoce, ou até mesmo a surdez, é hereditária, não se pode fazer muito quanto a isso.

Apesar de muitas vezes as pessoas desprezarem um pouco a sua saúde auditiva, a audição é essencial para a nossa perceção do mundo, por isso cuida dela e faz o teu melhor para a preservar.

Post anterior

Pré-inscrições para a Ida à Futurália

Próximo post

Supermercado sem filas e caixas

Mariana Monteiro

Mariana Monteiro

2 Comentários

  1. Ana Paula
    11 Fevereiro, 2017 em 10:53 — Responder

    Muito interessante este artigo, todos os jovens deviam ter este assunto em conta.
    Que o “LOL” continue a dar bons conselhos

    • Miguel Santana
      11 Fevereiro, 2017 em 17:05 — Responder

      Muito obrigado Ana Paula!

      Iremos fazê-lo sempre que possível! Espero que continue sempre a acompanhar o LOL.

      Miguel

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *