No último artigo, referente à conclusão do Março Jovem, mencionámos um mural pintado pelo artista Mário Belém, e o LOL teve a oportunidade de entrevistá-lo e conhecer um pouco mais sobre este seu trabalho e a sua obra em geral.

Quando questionado sobre a temática deste mural que pintou em Portimão, intitulado de “Faz atenção com tudo”, Mário Belém reforçou a mensagem do título, um pedido para termos cuidado com o que nos rodeia, visando o constante perigo que está presente na nossa vida, apelando à nossa reflexão sobre isso mesmo, de uma forma cómica, como se observa no mural, que, nas palavras do próprio artista, “mete-se um bocado com as pessoas”.

Seguidamente, Mário falou-nos um pouco daquilo que é toda a sua obra, explicando que tem formação de ilustrador e que passou vários anos a trabalhar em publicidade, mas desistiu de trabalhar nesse ramo e optou por começar a pintar para si mesmo. Esta decisão foi bem sucedida, conta-nos Mário, pois está satisfeito com o que faz e é capaz de se sustentar. Este mural pertence a uma série chamada “Morais e Bons Costumes”, a que já pertencem algumas obras espalhadas pelo país, e que tem como objetivo confrontar as pessoas de uma forma positiva, direta e cómica com uma espécie de publicidade “hiper-realista”, ou seja, que estabelece um paralelo entre aquilo que é a publicidade a que estamos familiarizados e, o que vemos neste mural, uma publicidade extremamente sincera.

Por fim, perguntámos a Mário se tinha projetos planeados para breve que quisesse mencionar. O artista disse que teria uma exposição sua em Lisboa, no mês de Novembro, mas que era tudo o que tinha agendado por agora.

O LOL fica grato ao artista Mário Belém por nos ter concedido a oportunidade de entrevistá-lo, e apelamos aos nossos leitores que façam uma visita à praça 1º de Maio e apreciem o seu excelente trabalho! Boas Saídas!

Post anterior

Alopecia

Próximo post

Zera: a máquina que transforma comida em fertilizante

José Horta

José Horta

Editor-chefe da secção "Bora Sair?"

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *