O cantor português é o grande vencedor do Festival Eurovisão da Canção, realizada em Kiev, na Ucrânia, com a música “Amar Pelos Dois”, composta pela irmã, Luísa Sobral.

Salvador Sobral conquistou o grande prémio do Festival Eurovisão da Canção no passado sábado, em Kiev, na Ucrânia. O intérprete conseguiu o 1º lugar para Portugal neste certame que o país nunca tinha ganho desde a sua primeira participação em 1964. Para além do prémio, conseguiu a maior pontuação mais alta de sempre num Festival da Eurovisão – 758 pontos – na votação combinada dos júris nacionais e do televoto do público.

A canção premiada foi uma de três canções, de todas as 26 canções a cantar integralmente na língua materna.

Na votação dos júris nacionais, Portugal recebeu 12 pontos, a pontuação mais alta, da Suécia, São Marino, Letónia, Israel, Espanha, França, Lituânia, Arménia, Islândia, Sérvia, Suíça, Holanda, Geórgia, Hungria, Eslovénia, Polónia, Reino Unido e República Checa.

Portugal recebeu também a votação mais alta do público, sagrando-se assim vencedor. No momento de tensão, que precedeu o anúncio do vencedor ouviu-se gritar “Portugal” na Arena em Kiev.

A vitória entre os 26 países a concurso dá, assim, ao Salvador a melhor classificação até à data no evento da União Europeia de Radiofusão (da qual a RTP faz parte), superando o resultado conseguido por Lúcia Moniz – o sexto lugar – em 1996, com o tema “O Meu Coração Não Tem Cor”.

No Twitter, as hashtags #Eurovision e #ESC2017 alcançaram o primeiro lugar dos assuntos mais falados nesta rede social. Em terceiro lugar, esteve também, desde as 21h40, #Portugal.

Antes da grande final da Eurovisão, o cantor arrecadou também o prémio “Melhor Interpretação”. Já Luísa Sobral, compositora do tema “Amar Pelos Dois”, foi distinguida com “Melhor Composição”. Ambos os prémios foram atribuídos pela Marcel Bezençon Awards.

Revê agora o grande momento em que Portugal é anunciado como o vencedor e Salvador e Luísa cantam os dois o tema premiado.

Post anterior

Exposição no Centro Ciência Viva do Algarve

Próximo post

Resultados finais do Projeto "Dá-me Uma Tampa"

Miguel Santana

Miguel Santana

Diretor & Programação Visual e Diagramação

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *