A associação de estudantes tem um papel crucial na nossa vida escolar ao longo do ano letivo.

Considera-se Associação de Estudantes aquela que represente os estudantes do respetivo estabelecimento de ensino.

As Associações de Estudantes são independentes do Estado, dos partidos políticos, das organizações religiosas ou de quaisquer outras. São livres de elaborar os respetivos estatutos e outras normas internas, de eleger os seus órgãos dirigentes, de gerir e administrar o seu patrimônio e de elaborar os seus planos de atividade.

No entanto, estas associações têm direito a apoio financeiro a conceder pelo Estado, com vista ao desenvolvimento das suas atividades de caráter pedagógico, cultural, social e desportivo.
As AEs têm, entre outros, o direito de acompanhar a atividade dos órgãos de gestão e da ação social escolar e intervir na organização das atividades em contexto escolar e do desporto escolar, bem como colaborar na gestão de espaços de convívio e desporto.

Uma AE é constituída por três órgãos:

  • Assembleia Geral
  • Direção da Associação de Estudantes
  • Conselho Fiscal

A Assembleia Geral é dirigida por uma Mesa, composta por elementos eleitos para o efeito podendo incluir:

  • Um(a) presidente;
  • Dois(uas) secretário(as).

Este é o órgão máximo da AE, competindo-lhe, entre outros, a aprovação do plano de atividades, a aprovação e a alteração dos estatutos, a aprovação do relatório de atividades.
A Direção é composta no mínimo por três elementos, a saber:

  • Um(a) presidente;
  • Um(a) vice-presidente;
  • Um(a) secretário(a);
  • Um(a) tesoureiro(a).

Este é o órgão executivo e tem como principal função a gestão da AE.
O Conselho Fiscal é composto no mínimo por três elementos, podendo estes ser:

  • Um(a) presidente;
  • Um(a) secretário(a);
  • Um(a) relator(a).

A este órgão compete essencialmente o controlo de contas da AE.

Após uma breve explicação no que consiste a AE e as pessoas que nela fazem parte, falta então perceber agora a sua verdadeira importância.

A AE é um órgão que participa na direção da escola, e quem melhor para nos representar se não os estudantes?

Sendo estudantes a fazer parte desta associação, faz com que nos representem da melhor forma possível, pois têm aulas como nós, convivem no mesmo espaço que nós, comem no mesmo local que nós e têm as mesmas dificuldades que nós, são alunos e por isso acabam por ter os mesmos objetivos que todos os estudantes têm, em melhorar o estabelecimento de ensino e de tornar cada ano letivo espetacular para todos os alunos de igual forma.

E agora perguntam-se… Como é que sabemos que são as pessoas certas para nos representar?

Ora, a melhor parte da eleição da AE são os dias de campanha eleitoral que as Listas preparam! Com a apresentação do programa eleitoral e muito entretimento, é como uma pequena amostra de como será o novo ano letivo.

Para quê essa campanha?

Para se darem a conhecer à comunidade estudantil, para perceberes o seu objetivo quanto a uma possível associação de estudantes e para tentar ganhar o teu voto!

Qual a importância do voto dos alunos?

O voto de cada aluno é indispensável, todo em volta de uma AE é para o alunos, a associação de estudantes é constituída por alunos que lutam por alunos.  Neste momento, o voto de cada aluno é importantíssimo, pois é com este que tens a oportunidade de escolher o grupo de alunos, certo, para o órgão escolar.

A tua escola Manuel Teixeira Gomes já tem marcado na agenda escolar os dois dias que serão para campanhas e reflexão sobre o que votar, a campanha eleitoral do ano letivo de 2017/2018 irá decorrer nos dias 21 e 22 de novembro.

Post anterior

Muvi, festival de cinema sobre música, regressa dia 15 a Lisboa

Próximo post

Web Summit: o mundo da tecnologia reunido em Lisboa

Ângela Baltazar

Ângela Baltazar

Editora da secção Escola

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *