Bora Sair?

Um fim de semana no Algarve

O Algarve é uma região com grande destaque devido à sua vasta costa de praias e por isso é igualmente uma região muito procurada pelos turistas de várias partes do mundo em especial na época alta (Junho-Setembro). Mas o Algarve é muito mais do que praias, sol e mar! O Algarve tem muito mais para oferecer, desde as mais elementares “terrinhas” que têm as tradições mais saborosas,  às vastas zonas de natureza, mas é claro que também não nos podemos esquecer das nossas pequenas grandes cidades!

Sendo assim não podíamos deixar de te sugerir algumas sítios chave para visitares e tornares o teu fim de semana cheio de aventuras, história e cultura!

Para aqueles que gostam de menos confusão sugerimos cidades/vilas como Aljezur, Rogil, Odeceixes, Marmelete e Silves que, embora não sejam todas cidades/vilas do interior, proporcionam-nos dias de tranquilidade juntamente com a sua gastronomia típica algarvia, desde a batata doce ao nosso tão elogiado medronho. Para não falar que podemos também visitar alguns monumentos históricos como o Castelo de Aljezur e o Castelo de Silves, sítios que não podem deixar de estar como pontos obrigatórios de passagem, pois proporcionam-nos vistas incríveis sobre estas duas cidades.

Se queres passar um fim de semana em contacto com a natureza então não podes deixar de ir a Monchique, uma vila tão falada pela suas tradições e costumes, como o medronho, os enchidos e também devido à existências das Caldas de Monchique, um lugar onde o descanso é nos dado de uma forma tão agradável. Também toda a Costa Vicentina Algarvia (de Sagres a Odeceixes) é capaz de nos oferecer momentos únicos ligados à natureza e vistas incríveis às quais não vais resistir tirar uma fotografia para recordação. Por último, nesta área natural, sugerimos passares por Odeleite, onde poderás encontrar uma barragem muito carismático, “O Lago do Dragão Azul”. Esta é visitado por enumeras pessoas devido à sua forma, a de um dragão, embora só seja visível por via aérea.

Para terminar, não nos podemos esquecer das nossas pequenas grandes cidades como Lagos, Loulé, Albufeira, Portimão, Quarteira e Tavira, que para além de serem cidades que nos oferecem também momentos de tranquilidade têm alguma história proveniente dos nossos antepassados. Em Lagos podemos visitar algumas ruínas das suas muralhas antigas espalhadas por toda cidade, o Mercados do Escravos que se situa na Praça do Infante e o Forte de Nossa Senhora da Penha. Em Loulé podemos visitar o seu castelo e também algumas ruías romanas. Temos as Ruínas Megalíticas de Alcalar, em Portimão, um sítio onde os nossos antepassados primitivos deixaram a sua presença bem visível. E em Tavira não podemos deixar de ir visitar a lota e a barra de Tavira, zona tipicamente algarvia devido à grande presença da atividade piscatória, algo tão importante para qualquer cidade desta região, pois esta foi o sustento durante muito anos dos nossos habitantes.

Assim, arrisco-me a dizer que nada te falta para teres um grande fim de semana pelas terras algarvias, cheio de cultura, costumes e tradições!

 

Coleção do Eric Jaskolka
Post anterior

Americano entra no Livro de Recordes do Guiness após colecionar 15 400 itens sobre o X-Men

Próximo post

Cientistas comprovam que emojis não são uma linguagem universal

Lara Escudeiro

Lara Escudeiro

Editora da secção Bora Sair

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *