Curiosidades

LEGO homenageia Mulheres da NASA

Por vezes esquecemos o importante papel que as mulheres têm e tiveram nos grandes feitos dos Homens, como por exemplo a aventura espacial, mas este conjunto da LEGO poderá ajudar a evitar esses esquecimentos.

O novo conjunto Women of NASA retrata quatro mulheres que deixaram a sua marca na NASA e no mundo. A fabricante de brinquedos dinamarquesa Lego anunciou em março deste ano que ia lançar um coleção sobre as mulheres da NASA, sugerida no LEGO Ideas.

A  edição criada pelo escritora e editora de ciência Maia Weinstock dentro do projeto LEGO Ideas, plataforma colaborativa pela qual a marca convida os seus fãs a desenvolverem novos produtos com o objetivo de incentivar a criatividade e partilha entre fãs e a empresa. os mais votados do público são selecionados para produção. O tema apresentado por Maia Weinstock foi “Ladies rock outer space”. A ideia do brinquedo, segundo a escritora e editora, é uma maneira de celebrar e homenagear as mulheres que se profissionalizam por meio dos estudos em STEM ( sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e fornecer uma experiência de construção educacional para ajudar jovens e adultos a aprender sobre a história das mulheres nas áreas de STEM e até encorajar especialmente as mulheres a optarem pela carreira nessas mesmas áreas.

A proposta da escritora e editora de conteúdos científicos para os media foi a escolhida após ter recebido mais de 10 mil votos do público, em apenas 15 dias, e ter um valor pedagógico, segundo o The Guardian.

A ideia passou pelos critérios de avaliação de um board de designers e representantes de marketing, chamada LEGO Review, e finalmente entrou em produção para ser fabricado e comercializado ao redor do mundo.

A coleção terá quatro cientistas, engenheiras, matemáticas e astronautas que ao longo dos anos contribuíram para as mais importantes missões da Agência Espacial dos Estados Unidos mas não receberam o devido crédito. Além das figuras das mulheres, o brinquedo vem com uma versão miniatura do Telescópio Espacial Hubble, uma nave espacial e uma “sala de aula”.O kit das minifigs inclui 231 peças e destaca os principais feitos das cientistas e austranautas mais celebradas da NASA: Nancy Grace Roman, Margareth Hemilton, Sally Ride e Mae Jeminson.

https://twitter.com/LegoNASAWomen

Nancy Grace Roman é astrônoma e uma das idealizadoras do telescópio Hubble, lançado em 1990, conhecia como a “mãe” do telescópio. Ela também desenvolveu o prgrama de pesquisas astrônomicas da NASA.

Margareth Hamilton é cientista da computação e foi uma das desenvolvedoras do software de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira viagem tripulada à Lua. É conhecida por popularizar o conceito moderno de software.

Sally Ride foi astronauta, física e educadora. Foi a primeira mulher norte-americana air ao espaço, em 1983. Depois de se aposentar como astronauta, ela fundou uma empresa educacional focada em encorajar crianças, principalmente meninas, a seguir carreira em ciência.

Mae Jemison é física, ex-astronauta e empreendedora. Foi a primeira mulher afro-americana a viajar ao espaço. Ela foi uma das homenageadas no “Estrelas além do tempo” da LEGO. Também tem uma empresa que cria novas tecnologias e encoraja estudantes a serem cientistas.

https://twitter.com/LegoNASAWomen

O desejo final dos brinquedos foi feito pelas designers da LEGO, Tara Wike e Gemma Anderson. O projeto original de Maia Weinstock tinha cinco personagens, mas a física e cientista espacial Katherine Johnson, preferiu não fazer parte do projeto.

Segundo a empresa LEGO, o conjunto deve chegar ao mercado entreo fim do ano de 2017 e início de 2018.

Post anterior

Um feriado à maneira!

Próximo post

Igualdade de Géneros: Realidade ou Ilusão

Catarina Lopes

Catarina Lopes

Editora da secção Curiosidades

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *