Música

A primeira imagem do palco do Festival Eurovisão 2018

O palco do Festival Eurovisão da Canção 2018 foi desenhado e planeado por Florian Wieder, convidado pela RTP, para desenhar e propor a constituição do palco. Florian  foi também responsável pelos palcos dos Festivais Eurovisão de 2011, 2012, 2015 e 2017.

Tal como acontece na criação de logótipos e no slogan, o design do palco inspira-se na história de Portugal e na ligação com o oceano, em vista disso, Florian Wieder parte de quatro pontos portugueses importantes como fonte de inspiração para o desempenho cenográfico do Festival Eurovisão:

Os Descobrimentos Portugueses: A bandeira de Portugal contém uma esfera armilar. Essa esfera é um instrumento de astronomia aplicado h

á navegação e representa a importância de Portugal na Era dos Descobrimentos tornando-se a esfera armilar o elemento chave do visual do palco.

O Oceano: O mar dá-nos uma sensação de liberdade tornando-se um dos lugares mais pacíficos da terra sendo o design do palco uma interpretação moderna de uma onda.

Os Barcos: Os Portugueses foram pioneiros na arte da construção de navios e responsáveis por importantes avanços da tecnologia náutica sendo a estrutura do palco inspirada em peças de arte usadas na construção de barcos.

A cartografia: Um mapa é a representação gráfica da terra e do mar. Lisboa é onde se cruzam todas as linhas que ligam países e nações sendo o cenário do palco uma forma de expressão dessa ideia.

De acordo com Paulo Resende, da equipa da RTP, pretende-se que o palco e o cenário reflitam a identidade portuguesa, sendo “elegante, moderno e, ao mesmo tempo, único e distintivo”.

Post anterior

#CasadoCais, a nova série da RTP1,que veio para quebrar tabus

Próximo post

Igualdade de géneros leva a debate entre alunos

José Caquinda

José Caquinda

Editor da secção Música

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *