Tecnologia

Como saber se uma foto foi digitalizada ou falsificada?

Já antes de existir a Internet e de ser abastecida por inúmeras imagens, já se faziam alterações às mesmas.

Durante a nossa rotina, dentro das redes sociais e por meio de sites de informação, são nos passadas imagens que nos deixam alguma curiosidade ou até manifesto nas nossas mentes sobre assuntos tais como cenas sobrenaturais, acidentes ao qual as fotografias são usadas como fonte de reforço sobre o assunto retratado, porém estas imagens nem sempre são 100% reais.

Desta forma, o LOL dispõe de algumas formas e ferramentas, para quando alguma dúvida se sobressalta podermos confrontar as imagens e saber se são simplesmente digitalizadas ou adulteradas.

Elementos como a luz e sombras são a chave para descobrir se a imagem é ou não modificada. Outro elemento é a existência de reflexos da fotografia projetada por água, vidros ou espelhos. O truque é reparar se o objeto e o reflexo tendam para o mesmo ponto por trás da superfície que os reflete. Caso isso não aconteça é sinal que a imagem foi alterada.

Caso a imagem não revele nada em concreto, é sempre possível procurar uma fonte original da mesma. O Google Imagens pode ser uma ótima ajuda para tal procura, também existe o site TinyEye que é bastante semelhante ao Google, porém testes revelam que o Google é mais coerente.

Outro excelente site é o Izitru que se revela bastante benéfico para tal assunto. Este oferece a ferramenta de afirmar se a imagem carregada é realmente alterada ou não. A funcionalidade do Izitru é feita por um grupo da Darpa, uma agência que esta relacionada com o Departamento de Defesa dos EUA.

Agora não te deixes enganar com simples imagens e procura sempre saber se são reais ou não!

 

Post anterior

Vai um docinho?

Próximo post

Eu, a caneta e o café

Luísa Fidalgo

Luísa Fidalgo

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *