Apanhados Na Rede

EDP promove a eficiência do consumo de energia elétrica em Monchique

O Município de Monchique, no dia 15 de janeiro, assinou um protocolo com a EDP Distribuição, que visa promover a eficiência do consumo de energia elétrica, no Concelho do já referido Município, abrangendo assim as Freguesias de Monchique, Marmelete e Alferce. Este protocolo tende a  diminuir significativamente o consumo e, por conseguinte, os custos de energia através da substituição de todo o tipo de iluminação, luminárias e lâmpadas nas zonas urbanas, zonas rurais, zonas semiurbanas, jardins, parque públicos e zonas de lazer, por lâmpadas LED.

O propósito da assinatura do protocolo foi atualizar o Anexo I do Contrato de Concessão de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão, mudando, assim, para luminárias de tecnologias LED o seu catálogo de luminárias correntes, de que resulta a substituição por estes equipamentos em condições bastante benéficas para o Município. Permite, também, que a EDP Distribuição, entre as suas responsabilidades de concessionário, proporcione a substituição gradual das já existentes luminárias por luminárias LED, ganhando eficiência energética, o que faz com que os custos da iluminação pública, no município de Monchique, sejam reduzidos.

Em 2016, o plano de substituição de luminárias instituiu-se, através da iniciativa da EDP Distribuição, tendo sido, portanto, renovadas 324 luminárias das 3032 existentes, até ao final de 2017. Este projeto terá progresso em 2018 e nos anos seguintes, prevendo-se a permuta de 200 luminárias. Especula-se, da mesma forma, que no final do próximo ano, haja a substituição de 874 luminárias de vapor de mercúrio e vapor de sódio por luminárias LED, o que equivale a 29% do parque de luminárias do Concelho de Monchique, no âmbito da redução de consumo de eletricidade na ordem dos 15% face aos consumos pré-LED.

 Rui André, presidente da Câmara de Monchique, e o engenheiro Eugénio Sousa, representante da EDP Distribuição, estiveram presentes na assinatura do protocolo. O presidente, Rui André, disse que ”esta é também uma forma de contribuir para o reforço da qualidade de vida de todos os monchiquenses, aumentando o sentimento de segurança da população, bem como do contributo para o embelezamento do espaço público, através de uma solução moderna, inovadora e que é ao mesmo tempo mais económica e amiga do meio ambiente’’ e adiantou ainda que ”para além da redução da fatura energética, que é tão importante para quem tem orçamentos baixos, a tecnologia LED permite diminuir os custos de manutenção e assegurar uma longa vida útil das luminárias, reduz as emissões de CO2 e minimiza os desperdícios de luz

Post anterior

Óscares 2018: saiba os nomeados para Melhor Canção e Melhor Banda Sonora

Próximo post

Os melhores destinos para Viagens de Finalistas

Joana Entradas

Joana Entradas

Editora da secção Apanhados na Rede

Nenhum comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *